Partilhar 
 

História

Disposta sobre a encosta oeste da Serra da Cumieira e alongando-se até às margens férteis do Sousa, a freguesia de Torno, ou Aparecida, como é mais comummente reconhecida, oferece uma das mais belas e extensas visões do Vale do Sousa.
Em 1230, Gonçalo Mendes de Sousa depois de ter tomado a igreja desta freguesia restituiu-a ao mosteiro de Pombeiro. Este facto comprova o registo das Inquirições realizadas no reinado de D. Afonso III, em que os jurados referem que a igreja de "Sancti Felicis di Torno" era sufragânea do referido mosteiro, e que não tinha pároco a não ser o capelão do mosteiro.
D. Frei Amaro, 1º comendatário do mosteiro de Pombeiro, refugiou-se, por altura da peste, em São Fins, fazendo aí copiar a segunda doação dos fundadores do dito mosteiro.
Uma das muitas propriedades que o Cabido da Sé do Porto possuía era a Quinta da Torre, na freguesia de São Fins do Torno, propriedade que troca por uma "casal" na freguesia de Fânzeres em Gondomar.

 


Nas Memórias Paroquiais de 1758, o pároco Félix António Borges, vigário adjunto, apresentado pelo D. Abade do mosteiro de Pombeiro, refere que a freguesia se encontra na Província do Minho, Arcebispado de Braga, pertencendo ao concelho de Unhão, comarca de Guimarães.

Igreja
A matriz de Torno é um edifício de construção muito cuidada segundo os melhores padrões da arquitectura do seu tempo, de princípios de Setecentos. Na sua fachada, o óculo e uma cruz dos Templários são, certamente, reaproveitamentos de uma construção anterior, possivelmente, de raiz medieval. No seu interior, encontramos, sob um arco cego, um espaço tumular constituído por um sarcófago em pedra.

Capelas
Em 1758, são referidas 4 capelas: São Francisco de Assis (Quinta da Ponte da Veiga), Santo António (Quinta de Juste), São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição, estas últimas públicas. A de São Sebastião era já tida como arruinada e dela, hoje, não restam vestígios. A Capela de Nossa Senhora da Conceição é uma boa construção de meados do século XVIII, que veio substituir uma anterior.

Outros locais de interesse
Sob a Capela de Nossa Senhora da Conceição, segundo a tradição, ter-se-á dado o aparecimento milagroso de uma imagem de Nossa Senhora. Assim, terá começado, nos primeiros anos de Oitocentos, a forte devoção e concorrida romagem da Nossa Senhora da Aparecida, cuja ermida se ergueu precisamente nesse local.

Contacto
Restaurante Residencial Estrada Real Lda
Torno - Torno - Lousada


ÚNICOS NA REGIÃO! CARACTERIZADOS PELA DIVERSIDADE DE SERVIÇOS, QUALIDADE E PROFISSIONALISMO! VISITE-NOS!

Avenida Estrada Real 414
4620-755 TORNO
( Lousada )
255 733 154
255 733 175